segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

.degredo ou porque nunca aprendi a falar.



Performance realizada durante o encontro V.E.R., em Terra Una - MG, do dia 23 ao dia 29 de janeiro de 2011. Possuidora de uma deficiência auditiva de nascença, a performer se submeteu a seis dias de surdez completa voluntária, com o auxílio de tampões de ouvido. Durante esse período, manteve-se em silêncio absoluto, evitando sempre que possível quaisquer formas de comunicação verbal, tais como ler ou escrever. Durante todo esse período, ela mantinha-se próxima ao grupo e participava de todas as atividades do encontro, até mesmo das palestras e vivências No sétimo dia, após retirar os tampões, dirigiu-se a um local ao ar livre onde se manteve de pé, imóvel, durante o dia todo, falando ininterruptamente durante o máximo de tempo possível, enunciando fluxos de pensamentos desordenados, não previstos previamente. Aqueles que desejassem poderiam visitar o local e conversar com a artista: enquanto os outros falavam, era-lhe permitido parar de falar, porém o fluxo discursivo no local deveria manter-se ininterrupto, sendo retomado assim que possível. Nesse dia, em momento algum a performer poderia prescindir do uso da linguagem verbal. Durante a realização do trabalho, a performer sentiu necessidade de acrescentar um novo momento ao trabalho, entitulado confissão: no sexto dia, na noite anterior ao dia em que voltaria a falar, a performer sentou-se numa cadeira, apos o jantar do grupo, no espaço de convivência em que todos conversavam e tomavam café, e, ainda de ouvidos tampados, retomou o uso da voz pela primeira vez, sem ainda fazer uso da palavra, explorando a debilidade da voz apos um período longo de silêncio, a sensação de fazer explorações vocais sem a referencia auditiva, explorando tão somente a ressonância interna da voz no corpo.


fotos: Julio Callado



Um comentário:

  1. Oi Luisa. Sou fã de sua maneira de ser e suas performances. Aqui no Rio de Janeiro sofremos demais com o barulho dos ônibus coletivos. Será que protetores de ouvido como os seus ajudam a minimizar o problema?

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