domingo, 12 de setembro de 2010

.protagonista ou tudo aquilo que eu não posso te dizer.



Depois de um dia passado em jejum e em silêncio, evitando ao máximo quaisquer formas de comunicação, tais como toque ou contato visual, a performer, usando sapatos vermelhos apertados e um sobretudo preto sobre o corpo seminu, coloca no centro da sala um microfone em um pedestal, liga o aparelho, em seguida tira um batom vermelho, traça uma linha reta que vai da boca até o peito, e em seguida traça, no chão, uma linha que a separa do público (nesse momento, alguém deverá auxiliá-la, informando o público que este deve se manter apenas de um dos lados da linha, oposto àquele em que a performer está). A partir desse momento, a performer pega o microfone e, olhando diretamente para os espectadores, emite uma série de sons, obrigatoriamente inarticulados, não-verbais, com a voz, até se exaurir e se calar. Em seguida, ela entrega o microfone a um dos organizadores do festival, tira os sapatos, o casaco e se senta numa cadeira, de costas para o público. O organizador então informa o público que a partir de então o microfone estará disponível para que os espectadores digam o que quiserem à performer, usando, obrigatoriamente, a linguagem verbal. A performer ouve, permanece algum tempo em silêncio, e sai.

performance apresentada no VII festival de apartamento, no instituto cultural janela aberta, em são carlos. agosto de 2010. com a participação especialíssima de carolina nóbrega.

2 comentários:

  1. muito bacana luísa
    fiquei curioso, querendo participar



    arraza

    parabéns

    ResponderExcluir
  2. Luíza, aqui é a Josefa.
    Caramba não sabia de tudo isso que tava aprontando. Muito legal, gostei muito de ver um pouco das suas coisas por aqui.
    Meu email: contato.jo@gmail.com

    Eu achei que tivesse seu email entre os meus por causa do Exibition mas não achei. Queria conversar contigo, saber mais e etc.

    Bjos
    Josefa

    ResponderExcluir